G.P. Bélgica - As melhores imagens do triunfo de Hamilton sobre Vettel
Lewis Hamilton coroou o seu 200.º Grande Prémio com uma brilhante vitória na Bélgica, depois de uma batalha intensa, sempre à vista e a segundo e meio de distância, com Sebastian Vettel! O "suspense" foi mesmo até final pela enorme diferença de pneus com que ambos enfrentaram as últimas dez voltas mas, no final de um luta titânica, Hamilton conseguiu mesmo a 58.ª vitória e ficar apenas a 7 pontos de Vettel no Mundial.
Foi o nunca desistir que tornou esta corrida tão especial, com dois campeões num autêntico "braço-de-ferro" que durou até à meta. Um duelo de intensidade máxima, sempre a forçarem-se ao erro, mas sempre a jogarem numa liga acima de todos os outros e ambos a fazerem uma prova perfeita. Hamilton teve o seu ponto alto nas derradeiras voltas quando conseguiu mostrar como um Mercedes com pneus macios se conseguia defender a até distanciar ligeiramente de um Ferrari "calçado" com… ultramacios! E não deixou de dar uma "ferroada" em Vettel quando o alemão tentou ser simpático e lhe disse que tinha sido uma luta bem apertada… "Fui eu que levantei o pé", respondeu-lhe secamente Hamilton. Basta ver os tempos por volta para se perceber que não foi assim…
Vettel, contudo, mostrava-se muito confortável a seguir Hamilton, dizendo aos seus engenheiros que conseguia ir com ele tranquilamente até que, à 13.ª volta, o Mercedes parou e pode ter surpreendido ao montar um jogo de pneus macios, deixando os supermacios de lado. A verdade é que foi o suficiente para levar a Ferrari a responder da mesma forma, embora duas voltas mais tarde. A questão era então: estaríamos perante uma corrida de uma única paragem ou… haveria uma segunda paragem, na qual só Vettel tinha um jogo de ultramacios novinhos em folha?
Um abandono em que, incompreensivelmente, Raikkonen estragaria a sua corrida: apesar de duplas bandeiras amarelas agitadas pelos comissários (os pilotos têm de abrandar e estar até preparados para parar!), o finlandês passou a fundo, a 320 km/h no local e a FIA, nestes assuntos de segurança, não brinca e aplicou-lhe um "stop & go" de 10 s! E mais três pontos na superlicença! "Não percebo isto, o carro estava já a ser retirado pelos ‘rails’", defendeu-se o finlandês. Pois… Mas os pilotos não têm de julgar essas situações, têm apenas de respeitar as bandeiras, é assim que as regras funcionam e um piloto no seu 264.º Grande Prémio devia sabê-lo…
Até que mais um incidente entre os dois pilotos da Force India – a quantidade de pontos que estes dois já desperdiçaram… – baralhou as contas todas e virou a corrida a favor da Ferrari… A entrada do "safety car" para que se limpassem os destroços na pista levou todos os carros a uma paragem extra nas "boxes" e, aí, entrou em cena o tal jogo de ultramacios novos que Vettel ainda tinha e montou para as últimas 10 voltas, quando Hamilton teve de se defender com pneus macios novos. A diferença de velocidade entre as duas misturas estava calculada em 1,3 s por volta…
O "safety car" surgiu na altura certa para Kimi Raikkonen recuperar o atraso sofrido com a penalização e entrar na luta com Valtteri Bottas pelo último lugar do pódio que ficaria para, claro, o sempre sorridente Daniel Ricciardo com um soberbo recomeço de corrida a assumir o 3.º posto e a defendê-lo de forma exímia até final. Uma discussão a três no final da longa recta Kemmel em que Bottas estava no meio e de que se saiu pior, caindo para um 5.º lugar que significou menos pontos para a Mercedes que, ainda assim, aumentou para 44 a vantagem sobre a Ferrari.
Com os dois "meninos" da Force India a brincarem aos "carrinhos de choque" e a desperdiçarem o que poderia ter sido um forte resultado de conjunto (reduzido assim a 2 pontos…), Nico Hulkenberg provou a evolução da Renault com um sólido 6.º lugar e a ser o "melhor dos outros", fora do trio da frente. Grosjean voltou a dar pontos à Haas após duas corridas em branco, enquanto a Williams parece ter acordado do pesadelo das qualificações para fazer uma boa corrida que levou Massa a pontuar e Stroll… a ficar à porta. Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1.24.42,820 h | 2 |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 2,358 s | 2 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 10,791 s | 2 |
4 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 14,471 s | 3 |
5 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 16,456 s | 2 |
6 | Nico Hülkenberg | Renault | a 28,087 s | 2 |
7 | Romain Grosjean | Haas | a 31,553 s | 2 |
8 | Felipe Massa | Williams | a 36,649 s | 3 |
9 | Esteban Ocon | Force India | a 38,154 s | 2 |
10 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 39,447 s | 2 |
11 | Lance Stroll | Williams | a 48,999 s | 2 |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 49,940 s | 2 |
13 | Jolyon Palmer | Renault | a 53,239 s | 2 |
14 | Stoffel Vandoorne | McLaren | a 57,078 s | 2 |
15 | Kevin Magnussen | Haas | a 1.07,262 m | 3 |
16 | Marcus Ericsson | Sauber | a 1.09,711 m | 3 |
— | Sergio Pérez | Force India | Colisão/suspensão | 3 |
— | Fernando Alonso | McLaren | Motor | 2 |
— | Max Verstappen | Red Bull | Motor | 0 |
— | Pascal Wehrlein | Sauber | Suspensão traseira | 1 |
E como estamos na época da "velocidade máxima" da Fórmula 1, o ideal é nem parar e seguir imediatamente para Itália, para a "catedral" de Monza onde, já no próximo fim-de-semana, terá lugar o G.P. de Itália. Mais uma pista de motor, onde a Mercedes chega como a grande favorita mas, depois do que se viu hoje na Bélgica, a Ferrari tem de ser encarada com candidata. "Ficámos surpreendidos com o ritmo da Ferrari, estiveram muito mais próximos do que esperávamos", reconheceu Toto Wolff, director da Mercedes, com um semblante algo preocupado.